A monarquia jordana foi criada em 1921, com ajuda britânica. Os filhos do Xerife de Meca, Hussein ibn Ali foram colocados à frente dos tronos do Iraque e da Jordânia. Na Jordânia, Abdullah I tornou-se Emir da Transjordânia, cargo que ocupou de 11 de abril de 1921 até à independência da Jordânia a 25 de maio de 1946 como Reino Hachemita da Transjordânia. Abdullah foi assim coroado como primeiro rei. O nome do país foi alterado para Reino Hachemita da Jordânia a 3 de abril de 1949.
A Dinastia Hachemita tem origem no Hejaz, que pertence hoje à Arábia Saudita.
Os hashemitas traçam a sua ascendência de Hashim ibn Abd al-Manaf (morto c. 510 AD), o bisavô do islâmico profeta Muhammad, embora a definição de hoje se refira principalmente aos descendentes da filha do profeta, Fátima. O início da história dos hashemitas começa numa luta contínua contra os omíadas para se saber quem seria o califa ou sucessor de Maomé. Os omíadas eram da mesma tribo como os hashemitas, mas de um clã diferente. Após a derrubada dos omíadas, os abássidas que se apresentavam como representantes dos hashemitas, eles reivindicavam a descendência de Abbas ibn Abd al-Mutalib, um tio de Maomé. O pai de Maomé morreu antes de ele nascer, e a sua mãe morreu quando ele era criança, então Maomé foi criado por seu tio Abu Talib, chefe dos hashemitas. A partir do século 10, o Sharif (líder religioso) de Meca e seu Emir foi por acordo um tradicional Hachemita. Antes da Primeira Guerra Mundial, Hussein bin Ali do Hachemita Dhawu-'Awn, o clã governou o Hejaz em nome do sultão otomano.
Há algum tempo que tinha sido a prática da Sublime Porta nomear o Emir de Meca, de entre um grupo seleto de candidatos. Em 1908, Hussein bin Ali foi nomeado Emir de Meca. Ele encontrou-se cada vez mais em desacordo com a Young Turks no controle em Istambul, enquanto ele se esforçou para assegurar a posição da sua família como emires hereditários.
Abdullah II e Rania, os atuais Reis da Jordânia.
Linha de Sucesão:
O chefe de estado jordano é rei Abdullah II. O príncipe Hussein é o legítimo herdeiro do trono, e primeiro na linha de sucessão.
Os Palácios:
O Palácio de Raghadan é a príncipal residência da Família Real da Jordânia, é aqui que se realizam os principais atos oficiais. A Família Real não reside aqui mas numa resiência privada.
Títulos:
O monarca tem o titulo de Rei da Jordânia e é tratado por Sua Majestade.
Família Real da Jordânia:
A atual Família Real da Jordânia:
- S.M. o rei Abdullah II
S.M. a rainha Rania (esposa do rei Abdullah II)- S.A.R. o príncipe-herdeiro Hussein bin Al Abdullah
- S.A.R. o príncipe Hashem
- S.A.R. a princesa IIman
- S.A.R. a princesa Salma
S.M. a rainha Noor (madrasta do rei Abdullah II)
- S.A.R. o príncipe Hamzah
S.A.R. a princesa Basmah - S.A.R. a princesa Haya
- S.A.R. a princesa Zein
- S.A.R. a princesa Noor
- S.A.R. o príncipe Hashim
S.A.R. a princesa Fahdah (esposa do príncipe Hashim)- S.A.R. a princesa Haalah
- S.A.R. a princesa Rayet
- S.A.R. a princesa Fatima
- S.A.R. a princesa Iman
- S.A.R. a princesa Raiyah
- S.A.R. o príncipe Ali
S.A.R. a princesa Rym (esposa do príncipe Ali)- S.A.R. o príncipe Abdullah
- S.A.R. a princesa Jalila
- S.A.R. a princesa Haya
- S.A.R. o príncipe Faisal
S.A.R. a princesa Zein- S.A.R. o príncipe Omar
- S.A.R. a princesa Ayah
- S.A.R. a princesa Sara
- S.A.R. a princesa Aisha
- S.A.R. a princesa Aisha
- S.A.R. a princesa Zein
- S.A.R. o príncipe Hashim
Site Oficial: http://www.kingabdullah.jo/
Comentários
Enviar um comentário