Luxemburgo

 

17844487_nJ6cO.jpeg

grand-duc.jpg

O Grão-Duque de Luxemburgo é o monarca soberano e chefe de estado do Luxemburgo. Luxemburgo tem sido um grão-ducado desde 15 de Março de 1815, quando foi elevado a partir de um ducado, após ser colocado em união pessoal com o Reino Unido dos Paises Baixos. Desde então, houve nove monarcas de Luxemburgo, incluindo o atual, Henri.

O Luxemburgo permaneceu sob controle francês até à derrota de Napoleão, em 1815, quando o Congresso de Viena deu autonomia formal ao Luxemburgo. Originalmente, o Luxemburgo estava em união pessoal com o Reino Unido dos Países Baixos e o Reino dos Países Baixos desde 16 de março de 1815 até 23 de novembro de 1890. Foi elevado ao status de grão-ducado e colocado sob o jugo do rei da Holanda. Todavia, seu valor militar para os alemães foi um empecilho para que a lei fosse cumprida, e o grão-ducado ficou de fora do reino holandês. O forte foi tomado por forças prussianas, após a derrota de Napoleão, e Luxemburgo foi feito membro da Confederação germânica, com a Prússia responsável por sua defesa.
O Luxemburgo permaneceu uma possessão dos reis holandeses até a morte de William III em 1890, quando o grão-ducado passou para as mãos de Casa de Nassau-Weilburg, devido à Lei Sálica.
Em um referendo realizado em 28 de setembro de 1919, 80,34 por cento votaram a favor da manutenção da monarquia.
Em 4 de março de 1998, o Príncipe Henri foi apontado como tenente-representativo por seu pai, assumindo assim a maioria dos poderes constitucionais do grão-duque Jean. Em 7 de outubro de 2000, imediatamente depois da abdicação do Grão-duque Jean, Henri ascendeu como Grão-duque do Luxemburgo e fez o juramento constitucional ante a Câmara de Deputados, mais tarde naquele dia.

Linha de Sucessão:

A linha de sucessão ao trono luxemburguês foi determinada pela lei sálica, como ditado pelo Nassau Family Pact, adotado pela primeira vez em 30 de Junho de 1783. Em 2011, o Luxemburgo aprovou a primogenitura igual, o que significa que o filho mais velho do monarca, independentemente do sexo, tem prioridade na linha de sucessão. O Luxemburgo tinha anteriormente a primogenitura agnática, o que significa que apenas homens podiam herdar o trono.

Os Palácios:

7467912418_2da8b101f4_z.jpg

O Palácio Grão-Ducal como residência oficial do grão-duque, o palácio é usado pelo soberano para o exercício das suas funções oficiais. Ele e a grã-duquesa, juntamente com a sua família, possuem os seus gabinetes no palácio, sendo as salas de aparato do primeiro andar usadas para uma variedade de encontros e audiências. Na noite de Natal, o grão-duque costuma ler uma mensagem a partir da Sala Amarela.

Os chefes de Estado estrangeiros são acomodados no palácio, como convidados do grão-duque e da grã-duquesa, durante as visitas oficiais ao Luxemburgo, servindo o Salão de Baile de cenário para os banquetes de Estado dados em sua honra. Ao longo dos anos, ocorreram no palácio muitas outras recepções, tais como a recepção de Dia de Ano Novo dada por membros do governo e pela Câmara dos Deputados.

O Castelo de Berg é, actualmente, uma das duas propriedades cobertas por acordos semelhantes, sendo a outra o Palácio Grão-ducal, na Cidade do Luxemburgo. O direito dos grão-duques em residir nestes dois palácios está inscrito no Artigo nº 44 da Constituição do Luxemburgo. É habitado, presentemente, pelo grão-duque Henri, pela grã-duquesa Maria Teresa e pelos seus filhos.

O Castelo de Fischbach é outra residência da Família Grão-Ducal Luxemburguesa sendo também um dos mais antigos castelos do Luxemburgo.
Devido à inadequação dos outros palácios reais, Charlotte continuou a viver em Fischbach depois da guerra e tomou gosto pelo local. Mesmo após a restauração completa do Castelo de Berg e do Palácio Grão-ducal, a Grã-duquesa Charlotte permaneceu em Fischbach durante o resto do seu reinado. De facto, mesmo depois da sua abdicação, em 1964, em favor do seu filho, Jean do Luxemburgo, decidiu continuar a viver em Fischbach até à sua morte, ocorrida em 1985. Dois anos depois da morte de Charlotte, o Príncipe Henri e a sua esposa, Maria Teresa, mudaram-se para o castelo, onde viveram até que Henri sucedeu a seu pai, Jean, como Grão-Duque do Luxemburgo, em 2000.

461203560.jpg

A Família Grão-Ducal possui uma casa de férias em Cabasson na Côte d'Azur. Foi comprada pela Grã-Duquesa Charlotte em 1949.

Catedral de Notre-Dame:

A Catedral "Notre-Dame" do Luxemburgo foi construída entre 1613 e 1621 pelos jesuítas para servir de igreja ao seu colégio (agora a Biblioteca Nacional). O portão norte é característico do estilo semi-renascentista e semi-barroco do período. Desde 1794, abrigou a estátua do Consolador dos Aflitos. Uma igreja da catedral em 1870, foi ampliada de 1935 a 1938. A tela do coral em alabastro ricamente esculpido, colunas decoradas com arabescos, vitrais dos séculos XIX e XX, confessionários neo-góticos, esculturas modernas em baixo-relevo, portões de bronze Auguste Trémont são todos dignos deste esplêndido santuário. A cripta é o lugar de descanso de John, o Cego, Rei da Boémia e Conde de Luxemburgo, bem como membros falecidos da Família Grão-Ducal;

Títulos:

O atual Grão-duque, Henri, tem o titulo de "Sua Alteza Real pela Graça de Deus, o Grão-Duque do Luxemburgo, Duque de Nassau, Conde Palatino do Reno, Conde de Sayn, Königstein im Taunus, Katzenelnbogen e Diez, Burgrave de Hammerstein, Lorde de Mahlberg, Wiesbaden, Idstein, Merenberg, Limburg e Eppstein'".

Eventos Anuais:

30_wilwert_800_thumb.JPG

Dia Nacional do Luxemburgo

Procissão do Octave

Família Real Luxemburguesa:

SAR Grão-Duque Henri do Luxemburgo é o atual grão-duque do Luxemburgo. Nasceu em 16 de abril de 1955. Casou-se em 14 de fevereiro de 1981 com Maria Teresa Mestre e tornou-se grão-duque quando o seu pai, Jean, abdicou em 7 de outubro de 2000. Seus filhos são:

  • SAR Grão-Duque Heredeiro Guillaume do Luxemburgo, filho mais velho do Grão-Duque, nascido em 11 de novembro de 1981. Ele é o Grão-Duque Heredeiro do Luxemburgo, Príncipe Heredeiro de Nassau e detém o título de Príncipe de Bourbon-Parma. Casou-se em 20 de outubro de 2012 com a condessa Stephanie de Lannoy (n. 18 de fevereiro de 1984).
  • SAR Príncipe Félix do Luxemburgo, Príncipe de Nassau, nascido em 3 de junho de 1984. Ele é Príncipe do Luxemburgo e Príncipe de Nassau. Ele foi casado em 21 de setembro de 2013 com Claire Margareta Lademacher (nascido em 21 de março de 1985). Eles têm uma filha e um filho juntos:
    • SAR Princesa Amalia de Nassau nasceu em 15 de junho de 2014 no Hospital de Maternidade Grã-duquesa Charlotte na cidade de Luxemburgo .
    • SAR Príncipe Liam de Nassau nasceu em 28 de novembro de 2016 em Genebra, Suíça.
  • SAR Príncipe Louis do Luxemburgo, nascido em 3 de agosto de 1986. Ele é Príncipe do Luxemburgo e Príncipe de Nassau. Ele se casou em 29 de setembro de 2006 com Tessy Antony (nascida em 28 de outubro de 1985). Ao se casar, o príncipe Louis renunciou ao seu direito de sucessão antes de seu casamento. O príncipe Louis e Antony se divorciaram em 4 de abril de 2019.
    • SAR Príncipe Gabriel de Nassau, nasceu fora do casamento, na Suíça, em 12 de março de 2006.
    • SAR Príncipe Noah de Nassau, nasceu em 21 de setembro de 2007, no Hospital da Maternidade Grã-Duquesa Charlotte na cidade de Luxemburgo .
  • SAR Princesa Alexandra do Luxemburgo, nascida em 16 de fevereiro de 1991.
  • SAR Príncipe Sébastien do Luxemburgo, nascido em 16 de abril de 1992.

Restante Família:

  • SAR Princesa Marie Astrid, do Luxemburgo, irmã mais velha do Grão-Duque, nasceu em 17 de fevereiro de 1954. Ela se casou em 6 de fevereiro de 1982 com SAI&R arquiduque Carl Christian da Áustria, nascido em 1954. Eles têm cinco filhos:
    • SAI&R Arquiduquesa Marie Christine (1983) (conde Rodolphe de Limburg-Stirum, 3 filhos: conde Léopold, conde Constantin e conde Gabriel),
    • SAI&R Arquiduque Imre (1985) (M. Kathleen Elizabeth Walker, 3 filhas: arquiduquesa Maria-Stella, arquiduquesa Magdalena e arquiduquesa Juliana).
    • SAI&R Arquiduque Christoph (1988) (m. Adélaïde Drapé-Frisch, 2 filhas: arquiduquesa Katarina e arquiduquesa Sophia).
    • SAI&R Arquiduque Alexandre (1990)
    • SAI&R Arquiduquesa Gabriella (1994) (está noiva do príncipe Henri de Bourbon-Parma com quem tem 1 filha: Victoria Antonia Marie-Astrid Lydia).
  • SAR Príncipe Jean do Luxemburgo, irmão do grão-duque, nasceu em 15 de maio de 1957. Ele se casou em 27 de maio de 1987 com Hélène Vestur, nascida em 1958. Em 26 de setembro de 1986, o príncipe Jean renunciou ao seu direito de sucessão ao trono do Luxemburgo. Os seus filhos foram nomeados conde (ess) de Nassau até receberem o título SAR Príncipe (ss) de Nassau em 24 de novembro de 2004. O príncipe Jean e Vestur se divorciaram em 2004 e, em 18 de março de 2009, ele se casou com Diane de Guerre em uma cerimónia civil em Roermond, na Holanda.
    • SAR Princesa Marie Gabrielle de Nassau, filha mais velha e filha única do príncipe Jean, nasceu fora do casamento em 8 de setembro de 1986. (m. Antonius Willms, 1 filho Zeno Willms)
    • SAR Príncipe Constantin de Nassau, filho mais velho do príncipe Jean, nasceu em 22 de julho de 1988. (1 filho: Felix com Kathryn Mechie)
    • SAR Príncipe Wenceslas de Nassau, o segundo filho do príncipe Jean, nasceu em 17 de novembro de 1990.
    • SAR Príncipe Carl Johann de Nassau, terceiro filho e filho mais novo do príncipe Jean, nasceu em 15 de agosto de 1992.
  • SAR Princesa Margaretha de Luxemburgo, a irmã mais nova do Grão-Duque. Ela nasceu em 15 de maio de 1957. Casou-se em 20 de março de 1982 com o príncipe Nikolaus do Liechtenstein, nascido em 1947. Eles tiveram três filhos.
    • SAS Princesa Maria-Anunciata do Liechtenstein (1985).
    • SAS Princesa Marie-Astrid do Liechtenstein (1987).
    • SAS Príncipe Josef-Emanuel do Liechtenstein (1989).
  • SAR Príncipe Guillaume do Luxemburgo, irmão mais novo do grão-duque, nasceu em 1 de maio de 1963. Ele se casou em 8 de setembro de 1994 com Sibilla Sandra Weiller (filha de Donna Olimpia Torlonia dei principi di Civitella-Cesi e Paul-Annik Weiller, e descendente de Alfonso XIII da Espanha), agora princesa Sibilla do Luxemburgo.
    • SAR Príncipe Paul-Louis de Nassau, o filho mais velho do príncipe Guillaume, nasceu em 4 de março de 1998.
    • SAR Príncipe Léopold de Nassau, o segundo filho do príncipe Guillaume, nasceu em 2 de maio de 2000. É o irmão gémeo da princesa Charlotte.
    • SAR Princesa Charlotte de Nassau, única filha do príncipe Guillaume, nasceu em 2 de maio de 2000. É irmã gémea do príncipe Léopold.
    • SAR Príncipe Jean André de Nassau, filho mais novo do príncipe Guillaume, nasceu em 13 de julho de 2004.
  • SAR Princesa Marie Gabriele do Luxemburgo, tia do grão-duque, nasceu em 2 de agosto de 1925. Casou-se em 6 de novembro de 1951 com Knud, conde de Holstein-Ledreborg (1919-2001). Eles têm filhos.
  • SAR Princesa Joan do Luxemburgo, tia do grão-duque, nasceu em 31 de janeiro de 1935. Ela é viúva do príncipe Charles do Luxemburgo com quem se casou a 1 de março de 1967. Eles tiveram dois filhos:
    • SAR Princesa Charlotte do Luxemburgo, prima em primeiro grau do grão-duque, nasceu em 15 de setembro de 1967. Casou-se em 1993 com Marc Victor Cunningham, nascido em 24 de setembro de 1965. Eles têm três filhos: Charles (1996), Louis (1998) e Donnall (2002).
    • SAR Prríncipe Robert do Luxemburgo, primo em primeiro grau do grão-duque, nasceu em 14 de agosto de 1968 e casou-se religiosamente em 19 de setembro de 1993 com Julie Elizabeth Houston Ongaro, atualmente princesa Julie de Nassau, nascida em 9 de junho de 1966. 
      • SAR Princesa Charlotte de Nassau, filha do príncipe Robert, nasceu em 20 de março de 1995.
      • SAR Príncipe Alexander de Nassau, filho mais velho do príncipe Robert, nasceu em 18 de abril de 1997.
      • SAR Príncipe Frederik de Nassau, filho mais novo do príncipe Robert, nasceu em 18 de março de 2002.

Site Oficial: http://www.monarchie.lu/fr/index.html

Comentários