Mónaco

 

17916456_TI5bt.jpeg

Prince_Albert_II.jpg

O príncipe do Mónaco é o monarca soberano e chefe de estado do Principado de Mônaco. Até agora, todos os príncipes ou princesas levaram o nome da Casa de Grimaldi, mas diversas outras casas reinaram no principado devido à linhagem masculina dos consortes. O príncipe atual é Alberto II.

Mónaco, junto com o Liechtenstein e a Cidade do Vaticano, é um dos únicos três estados na Europa onde o monarca ainda desempenha um papel ativo no dia-a-dia da política do seu país.

O príncipe exerce a sua autoridade em conformidade com a constituição e as leis. Ele representa o principado em todas as relações estrangeiras e em qualquer revisão, total ou parcial, da constituição, devendo ser acordadas de forma conjunta pelo príncipe e pelo Conselho Nacional de Mónaco.

O poder legislativo é dividido entre o príncipe que inicia as leis, e o Conselho Nacional, que vota neles. O poder executivo é exercido pelo príncipe. O Ministro de Estado e o Conselho de Governo são diretamente responsáveis ​​para com o príncipe na administração do principado.

Os poderes judiciários também estão a cargo do príncipe. A atual constituição estabelece que o príncipe possui plena autoridade nas cortes e tribunais, que julgam os casos em seu nome.

Linha de Sucesão:

461119524[1].jpg

Mónaco adota o mesmo método de sucessão que a Espanha. Passa para os descendentes do “Príncipe soberano de Mónaco” de acordo com a preferência do sexo masculino e da primogenitura. A linha de sucessão foi modificada e, nomeadamente, por uma mudança constitucional implementada pela principesca Lei 1, 249, de 2 de abril de 2002, durante o reinado do príncipe Rainier III.

Nos termos da constituição do Mónaco, o filho mais velho do soberano herda o trono, ou a filha mais velha, se não houver filhos. Caso o príncipe reinante morrer sem descendência legítima, a sucessão passa para os irmãos do príncipe soberano e seus descendentes legítimos, utilizando a mesma preferência e a mesma regra. Se um candidato a sucessor falecer ou renunciar à sucessão, a sucessão, no entanto, passa para os legítimos descendentes do sexo masculino, utilizando a mesma regra de preferência. O próximo na linha de sucessão é conhecido como o príncipe herdeiro do Mónaco, com o título de S.A.S).

Se estas regras não forem suficientes para produzir um herdeiro, um conselho de regência toma o poder até que o conselho da coroa escolha um novo príncipe reinante entre os mais distantes descendentes da Casa de Grimaldi. Só pessoas com nacionalidade monegasca são elegíveis.

O Palácio:

Panorama_schloss_monaco.jpg

XD-9_xlarge.jpg

O Palácio do Príncipe do Mónaco é a residência oficial do Príncipe de Mónaco. Hoje o palácio é a casa de filho do príncipe Rainier e seu sucessor, o príncipe Albert II. Os quartos de estado são abertos ao público durante o verão, e desde 1960, o pátio do palácio tem sido palco de concertos ao ar livre dados por Orquestra Filarmónica de Monte-Carlo (anteriormente conhecida como a Orquestra da Ópera Nacional).

No entanto, o palácio é muito mais do que uma atração turística e museu: continua a ser um palácio em pleno funcionamento e sede do governante monegasco, fato ressaltado pelos sentinelas de guarda constante na entrada. Os príncipes soberanos, embora vinculados pela Constituição, estão envolvidos no dia-a-dia do Mónaco tanto como um país e um negócio. Hoje o Mónaco ocupa uma área de 197 hectares dos quais 40 foram subtraídos do mar desde 1980.

Para os importantes eventos monegascos, tais como casamentos reais dos Grimaldi e nascimentos o pátio do palácio é aberto e os cidadãos do Mónaco são reunidos e abordados pelo príncipe na Galeria de Hércules, com vista para o pátio. O pátio também é usado para hospedar anualmente a festa de Natal das crianças. Através de tais eventos, o palácio continua a desempenhar um papel central na vida do príncipe e seus súbditos, como tem feito há mais de 700 anos.

Catedral de São Nicolau:

A Catedral de São Nicolau, também conhecida como Catedral do Mónaco é uma catedral localizada em Monaco-Ville, Mónaco, onde muitos dos membros da família Grimaldi foram enterrados.

A catedral foi consagrada em 1875 e está no local da primeira igreja paroquial do Mónaco, construída em 1252 e dedicada a São Nicolau. Notáveis são os retábulos (de cerca de 1500), à direita do transepto, o Grande Altar e o trono episcopal.

Começou a ser construída em 6 de janeiro de 1875, durante o reinado do príncipe Carlos III, a partir dos planos do arquiteto Charles Lenormand.

Outros membros da Família Principesca do Mónaco estão enterrados na Chapelle de la Paix.

Títulos:

throne-room-visit-monaco--z.jpg

Como toda a nobreza monegasca, o príncipe é estilizado de ''Sua Alteza Sereníssima'', abreviado para SAS (''Son Altesse Serenissime''). Embora eles raramente sejam utilizados, o príncipe também tem um grande número de outros títulos hereditários, alguns dos quais são ocasionalmente concedidos a seus parentes ou cônjuges. A maiorias destes títulos fundiu-se com a coroa de Mónaco como resultado da aquisição de vários ducados, condados, baronatos e outros feudos pela família Grimaldi, embora sejam quase todos extintos e sem nenhum poder administrativo. O titulo completo do príncipe atual é:
Sua Alteza Sereníssima, Albert II de Mónaco, Príncipe Soberano do Mónaco (título principesco)

Duque de Valentinois, apenas um título monegasco (anteriormente também um título francês)
Marquês de Baux, apenas um título monegasco
Conde de Carladès, apenas um título monegasco
Conde de Polignac, um título francês
Barão de Calvinet, apenas um título monegasco
Barão de Buis, apenas um título monegasco
Senhor de Saint-Rémy, apenas um título monegasco
Senhor de Matignon, apenas um título monegasco
Conde de Torigni, apenas um título monegasco
Barão de Saint-Lô, apenas um título monegasco
Barão de La Luthumière, apenas um título monegasco
Barão de Hambye, apenas um título monegasco
Duque de Estouteville, apenas um título monegasco
Duque de Mazarin, apenas um título monegasco
Duque de Mayenne, apenas um título monegasco
Príncipe de Château-Porcien, apenas um título monegasco
Conde de Ferrette, apenas um título monegasco
Conde de Belfort, apenas um título monegasco
Conde de Thann, apenas um título monegasco
Conde de Rosemont, apenas um título monegasco
Barão de Altkirch, apenas um título monegasco
Senhor dos Isenheim, apenas um título monegasco
Marquês de Chilly, apenas um título monegasco
Conde de Longjumeau, apenas um título monegasco
Barão de Massy, apenas um título monegasco
Marquês de Guiscard, apenas um título monegasco

Eventos Anuais:

Dia Nacional do Mónaco

Baile da Rosa

Família Real Monegasca:

princess-charlene-prince-albert-celebrate-monaco-n

  • Albert II do Mónaco , Soberano Príncipe de Mónaco, filho e sucessor de Rainier III e Grace Kelly .
  • Charlène de Monaco , princesa consorte do Mónaco.
    • Jacques, príncipe heredeiro do Mónaco , filho de Albert II e Charlène.
    • Princesa Gabriella, condessa de Carladès , filha de Albert II e Charlène.
  • Caroline, princesa de Hanôver , irmã mais velha de Albert II e Stéphanie.
    • Andrea CasiraghiCharlotte Casiraghi e Pierre Casiraghi, filhos de Caroline e o seu falecido marido, Stefano Casiraghi .
    • Princesa Alexandra de Hanôver, filha de Caroline e o seu atual marido, Ernst August, príncipe de Hanôver .
  • Princesa Stéphanie de Mônaco, irmã mais nova de Albert II e Caroline.
    • Louis Robert Paul DucruetPauline Grace Maguy Ducruet e Camille Maria Gottlieb, filhos de Stéphanie.
  • Elisabeth-Anne de Massy, prima de Albert II. Ela se casou duas vezes e tem dois filhos:
    • Jean-Léonard Taubert-Natta de Massy (nascido em 1974; ele é Barão de Taubert, Conde de Natta, Marquês de Tonco e Barão de Massy), filho com o seu primeiro marido, Barão Bernard Alexandre de Taubert-Natta (1941–1989; casado no Mónaco em 19 de janeiro de 1974). Jean-Léonard casou-se no Mónaco em 25 de abril de 2009 com Suzanne Chrimes.
    • Mélanie-Antoinette Costello de Massy (nascida em 1985), filha com o seu segundo marido, coreógrafo de balé Nicolai Vladimir Costello (nascida em 1943; casada em Londres em 18 de outubro de 1984).
  • Christian Louis de Massy, primo de Albert II. Casado quatro vezes e com filhos.

Site Oficial: http://www.palais.mc/

Comentários