O príncipe do Mónaco é o monarca soberano e chefe de estado do Principado de Mônaco. Até agora, todos os príncipes ou princesas levaram o nome da Casa de Grimaldi, mas diversas outras casas reinaram no principado devido à linhagem masculina dos consortes. O príncipe atual é Alberto II.
Mónaco, junto com o Liechtenstein e a Cidade do Vaticano, é um dos únicos três estados na Europa onde o monarca ainda desempenha um papel ativo no dia-a-dia da política do seu país.
O príncipe exerce a sua autoridade em conformidade com a constituição e as leis. Ele representa o principado em todas as relações estrangeiras e em qualquer revisão, total ou parcial, da constituição, devendo ser acordadas de forma conjunta pelo príncipe e pelo Conselho Nacional de Mónaco.
O poder legislativo é dividido entre o príncipe que inicia as leis, e o Conselho Nacional, que vota neles. O poder executivo é exercido pelo príncipe. O Ministro de Estado e o Conselho de Governo são diretamente responsáveis para com o príncipe na administração do principado.
Os poderes judiciários também estão a cargo do príncipe. A atual constituição estabelece que o príncipe possui plena autoridade nas cortes e tribunais, que julgam os casos em seu nome.
Linha de Sucesão:
Mónaco adota o mesmo método de sucessão que a Espanha. Passa para os descendentes do “Príncipe soberano de Mónaco” de acordo com a preferência do sexo masculino e da primogenitura. A linha de sucessão foi modificada e, nomeadamente, por uma mudança constitucional implementada pela principesca Lei 1, 249, de 2 de abril de 2002, durante o reinado do príncipe Rainier III.
Nos termos da constituição do Mónaco, o filho mais velho do soberano herda o trono, ou a filha mais velha, se não houver filhos. Caso o príncipe reinante morrer sem descendência legítima, a sucessão passa para os irmãos do príncipe soberano e seus descendentes legítimos, utilizando a mesma preferência e a mesma regra. Se um candidato a sucessor falecer ou renunciar à sucessão, a sucessão, no entanto, passa para os legítimos descendentes do sexo masculino, utilizando a mesma regra de preferência. O próximo na linha de sucessão é conhecido como o príncipe herdeiro do Mónaco, com o título de S.A.S).
Se estas regras não forem suficientes para produzir um herdeiro, um conselho de regência toma o poder até que o conselho da coroa escolha um novo príncipe reinante entre os mais distantes descendentes da Casa de Grimaldi. Só pessoas com nacionalidade monegasca são elegíveis.
O Palácio:
O Palácio do Príncipe do Mónaco é a residência oficial do Príncipe de Mónaco. Hoje o palácio é a casa de filho do príncipe Rainier e seu sucessor, o príncipe Albert II. Os quartos de estado são abertos ao público durante o verão, e desde 1960, o pátio do palácio tem sido palco de concertos ao ar livre dados por Orquestra Filarmónica de Monte-Carlo (anteriormente conhecida como a Orquestra da Ópera Nacional).
No entanto, o palácio é muito mais do que uma atração turística e museu: continua a ser um palácio em pleno funcionamento e sede do governante monegasco, fato ressaltado pelos sentinelas de guarda constante na entrada. Os príncipes soberanos, embora vinculados pela Constituição, estão envolvidos no dia-a-dia do Mónaco tanto como um país e um negócio. Hoje o Mónaco ocupa uma área de 197 hectares dos quais 40 foram subtraídos do mar desde 1980.
Para os importantes eventos monegascos, tais como casamentos reais dos Grimaldi e nascimentos o pátio do palácio é aberto e os cidadãos do Mónaco são reunidos e abordados pelo príncipe na Galeria de Hércules, com vista para o pátio. O pátio também é usado para hospedar anualmente a festa de Natal das crianças. Através de tais eventos, o palácio continua a desempenhar um papel central na vida do príncipe e seus súbditos, como tem feito há mais de 700 anos.
Catedral de São Nicolau:
A Catedral de São Nicolau, também conhecida como Catedral do Mónaco é uma catedral localizada em Monaco-Ville, Mónaco, onde muitos dos membros da família Grimaldi foram enterrados.
A catedral foi consagrada em 1875 e está no local da primeira igreja paroquial do Mónaco, construída em 1252 e dedicada a São Nicolau. Notáveis são os retábulos (de cerca de 1500), à direita do transepto, o Grande Altar e o trono episcopal.
Começou a ser construída em 6 de janeiro de 1875, durante o reinado do príncipe Carlos III, a partir dos planos do arquiteto Charles Lenormand.
Outros membros da Família Principesca do Mónaco estão enterrados na Chapelle de la Paix.
Títulos:
Como toda a nobreza monegasca, o príncipe é estilizado de ''Sua Alteza Sereníssima'', abreviado para SAS (''Son Altesse Serenissime''). Embora eles raramente sejam utilizados, o príncipe também tem um grande número de outros títulos hereditários, alguns dos quais são ocasionalmente concedidos a seus parentes ou cônjuges. A maiorias destes títulos fundiu-se com a coroa de Mónaco como resultado da aquisição de vários ducados, condados, baronatos e outros feudos pela família Grimaldi, embora sejam quase todos extintos e sem nenhum poder administrativo. O titulo completo do príncipe atual é:
Sua Alteza Sereníssima, Albert II de Mónaco, Príncipe Soberano do Mónaco (título principesco)
* Duque de Valentinois, apenas um título monegasco (anteriormente também um título francês)
* Marquês de Baux, apenas um título monegasco
* Conde de Carladès, apenas um título monegasco
* Conde de Polignac, um título francês
* Barão de Calvinet, apenas um título monegasco
* Barão de Buis, apenas um título monegasco
* Senhor de Saint-Rémy, apenas um título monegasco
* Senhor de Matignon, apenas um título monegasco
* Conde de Torigni, apenas um título monegasco
* Barão de Saint-Lô, apenas um título monegasco
* Barão de La Luthumière, apenas um título monegasco
* Barão de Hambye, apenas um título monegasco
* Duque de Estouteville, apenas um título monegasco
* Duque de Mazarin, apenas um título monegasco
* Duque de Mayenne, apenas um título monegasco
* Príncipe de Château-Porcien, apenas um título monegasco
* Conde de Ferrette, apenas um título monegasco
* Conde de Belfort, apenas um título monegasco
* Conde de Thann, apenas um título monegasco
* Conde de Rosemont, apenas um título monegasco
* Barão de Altkirch, apenas um título monegasco
* Senhor dos Isenheim, apenas um título monegasco
* Marquês de Chilly, apenas um título monegasco
* Conde de Longjumeau, apenas um título monegasco
* Barão de Massy, apenas um título monegasco
* Marquês de Guiscard, apenas um título monegasco
Eventos Anuais:
Família Real Monegasca:
- Albert II do Mónaco , Soberano Príncipe de Mónaco, filho e sucessor de Rainier III e Grace Kelly .
- Charlène de Monaco , princesa consorte do Mónaco.
- Jacques, príncipe heredeiro do Mónaco , filho de Albert II e Charlène.
- Princesa Gabriella, condessa de Carladès , filha de Albert II e Charlène.
- Caroline, princesa de Hanôver , irmã mais velha de Albert II e Stéphanie.
- Andrea Casiraghi, Charlotte Casiraghi e Pierre Casiraghi, filhos de Caroline e o seu falecido marido, Stefano Casiraghi .
- Princesa Alexandra de Hanôver, filha de Caroline e o seu atual marido, Ernst August, príncipe de Hanôver .
- Princesa Stéphanie de Mônaco, irmã mais nova de Albert II e Caroline.
- Louis Robert Paul Ducruet, Pauline Grace Maguy Ducruet e Camille Maria Gottlieb, filhos de Stéphanie.
- Elisabeth-Anne de Massy, prima de Albert II. Ela se casou duas vezes e tem dois filhos:
- Jean-Léonard Taubert-Natta de Massy (nascido em 1974; ele é Barão de Taubert, Conde de Natta, Marquês de Tonco e Barão de Massy), filho com o seu primeiro marido, Barão Bernard Alexandre de Taubert-Natta (1941–1989; casado no Mónaco em 19 de janeiro de 1974). Jean-Léonard casou-se no Mónaco em 25 de abril de 2009 com Suzanne Chrimes.
- Mélanie-Antoinette Costello de Massy (nascida em 1985), filha com o seu segundo marido, coreógrafo de balé Nicolai Vladimir Costello (nascida em 1943; casada em Londres em 18 de outubro de 1984).
- Christian Louis de Massy, primo de Albert II. Casado quatro vezes e com filhos.
Site Oficial: http://www.palais.mc/
Comentários
Enviar um comentário