O monarca norueguês é o chefe de Estado da Noruega, que é uma monarquia constitucional com um sistema parlamentar de governo. A monarquia norueguesa pode traçar sua origem até o reinado de Harald I e os pequenos reinos anteriores da Noruega que foram unidos para formar o país, sendo que por muito tempo ele foi unido com os reinos da Suécia e da Dinamarca.
O atual soberano é o rei Harald V, que tem reinado desde 17 de Janeiro de 1991. O herdeiro do trono é o seu único filho, o príncipe herdeiro Haakon. O príncipe atua em várias funções cerimoniais públicas, assim como a esposa do rei, a rainha Sonja. O príncipe herdeiro também atua como regente na ausência do pai. Existem vários outros membros da família real, incluindo a filha do rei, netos e irmãos. A casa real é um ramo da família principesca de Glücksburg, originalmente vinda a partir da casa de Schleswig-Holstein na Alemanha, a mesma casa real da família real da Dinamarca e da Grécia.
Enquanto a Constituição da Noruega concede poderes executivos importantes para o rei, estes são quase sempre exercidos pelo Conselho de Estado Norueguês em nome do rei (Conselho do Rei, ou gabinete). Formalmente o rei nomeia o governo de acordo com seu próprio julgamento, mas o sistema parlamentar está em vigor desde 1884. A prática constitucional substituiu o significado da palavra do rei na maioria dos artigos da constituição norueguesa transferindo os poderes da prerrogativa real ao governo eleito. Os poderes do monarca são significativos, mas são tratados apenas como reserva de poderes e como parte da segurança importante do papel da monarquia.
As funções do rei são principalmente cerimoniais. Ele ratifica leis e resoluções reais, recebe e envia emissários para países estrangeiros e recebe visitas de chefes de estado. Ele tem uma influência mais tangível como um símbolo da unidade nacional. O discurso anual é a oportunidade em que o rei tradicionalmente levanta questões relacionadas com aspectos negativos da sociedade. O rei também é "Alto Protetor" da Igreja da Noruega (a igreja do Estado), comandante supremo das forças armadas e da Noruega, grão-mestre da Real Ordem de São Olavo e da Ordem Real Norueguesa de Mérito.
Linha de Sucesão:
A linha de sucessão ao trono da Noruega seguiu a primogenitura absoluta desde 1990, assim como é descrito no artigo 6 da Constituição da Noruega:
- A ordem de sucessão é linear, de modo que apenas uma criança nascida do casamento legal da rainha ou rei, e que a próxima linha de sucessão terá precedência sobre o mais velho na linha ao longo dos mais jovens.
- Um nascituro também deve ser incluído entre os beneficiários da sucessão e tomará imediatamente ou seu lugar nesta, sendo válida assim ele é nascido no mundo.
- O direito de sucessão não poderá, contudo, pertencer a qualquer pessoa que não nasceu na linha de descendência direta entre a última rainha reinante ou rei ou um seu irmão ou irmã.
- [...]
Vestido Real dos Baptizados:
Na Noruega, os bebés reais são batizados com uma túnica feita à mão em 1920 pela Princesa Ingeborg da Suécia, mãe da Princesa Märtha da Suécia e avó do atual rei, Harald V. O primeiro bebé a usar o vestido foi o príncipe Georg da Dinamarca, um dos netos de Ingeborg, e desde então tem sido usado por muitas crianças reais norueguesas. Os nomes dos bebés são costurados no vestido.
Os Palácios:
O Palácio Real de Oslo é a principal residência oficial do monarca. Foi construído na primeira metade do século XIX como residência do rei norueguês e sueco Carl Johan e é usado como residência oficial do monarca norueguês atualmente.
Bygdøy Real Estate é a residência oficial de verão e também está situada em Oslo. Bygdøy estava sob restauração extensa e, portanto, não tem sido utilizado regularmente desde a coroação do rei Harald V. Oscarshall é um "castelo de lazer", também situado em Oslo, mas raramente é usado. Há também residências oficiais em três outras cidades norueguesas:
- Gamlehaugen em Bergen
- Ledaal em Stavanger
- Stiftsgården em Trondheim
Todas as residências oficiais são parcialmente abertas ao público.
O rei é dono de um iate real com o nome HNoMY Norge, que é mantida pela Marinha Real da Noruega e é usado tanto em viagens oficiais e privadas na Noruega e no exterior. Existe também uma linha real de trens para a monarquia.
Os príncipes herdeiros, Haakon e Mette-Marit, residem em Skaugum, em Asker, municipio fora de Oslo.
Ambos Skaugum e Bygdøy são fazendas produtoras de leite, grãos e carne, onde os lucros são reinvestidos nas próprias fazendas. Em 2004, o rei transferiu a gestão das atividades pecuárias na Bygdøy para o Museu Norueguês da História Cultural.
A família real também possui várias casas de férias com natureza privada.
Fortaleza de Akershus
A fortaleza de Akershus (Akershus Festning, em norueguês) localiza-se em Oslo, capital da Noruega.
A sua construção iniciou-se em 1299 sob as ordens do rei Haakon V da Noruega, substituindo Tønsberg, como um dos dois mais importantes castelos noruegueses do período (o outro era a Fortaleza de Bohus). Akershus foi construído em resposta ao conde Alv Erlingsson, que comandou um ataque a Oslo da cidade de Sarpsborg.
A fortaleza teve sucesso em aguentar cercos, primariamente de forças suecas. No começo do século XVII, foi modernizada sob o reinado do rei Christian IV, passando a ter sua arquitetura baseada na arquitetura renascentista do século XII.
É aqui que os Reis da Noruega estão sepultados.
Jóias da Coroa Norueguesa:
As Jóias da Coroa Norueguesa são itens que simbolizam o poder e a majestade do monarca norueguês. Pouco se sabe sobre as antigas vestes norueguesas que foram perdidas desde então e a maioria das jóias datam de 1818 e foram feitas para a coroação de Jean Bernadotte como Rei Carl III Johan .
As jóias da coroa norueguesa incluem nove itens: a coroa do rei, a espada do reino, cetro do rei, esfera do rei, coroa da rainha, cetro da rainha, esfera da rainha, a coroa do príncipe herdeiro e a buzina unção. Também nesta coleção estão vários mantos , dois estandartes do reino e tronos de coroação .
O último rei e rainha na Noruega a ser coroado foi Haakon VII e a sua esposa Maud of Wales, em 1905. Posteriormente, as jóias não foram mais usadas para coroar fisicamente ou para serem usados por sucessivos monarcas. Certos itens ainda são usados ocasionalmente, como durante a consagração do monarca , onde a coroa é exibida; ou durante o funeral do monarca, onde é colocado no topo do caixão.
Títulos:
Os Reis da Noruega são tratados por: Sua Magestade o Rei da Noruega.
Eventos Anuais:
Prémio Nobel da Paz na Noruega
Família Real Norueguesa:
A família real norueguesa é a família do rei Harald V da Noruega. Na Noruega há uma distinção entre a "Casa Real" e "família real". A primeira inclui apenas o rei, a rainha, os herdeiros directos ao trono e os seus cônjuges. Os membros da Casa Real possuem o título de 'Majestade' ou 'Alteza Real' e os seus aniversários são celebrados com o hastear oficial da bandeira. Os restantes príncipes da Noruega possuem o título de 'Alteza'.
Membros da Família Real Norueguesa:
- SM o rei Harald V
SM a rainha Sonja (esposa de Haroldo V)- SAR o príncipe herdeiro Haakon Magnus
SAR a princesa herdeira Mette-Marit- SAR a princesa Ingrid Alexandra
- SA o príncipe Sverre Magno
- Marius Borg Høiby (enteado)
- SA a princesa Martha Louise
Ari Behn- Maud Behn
- Leah Behn
- Ema Talullah Behn
- SAR o príncipe herdeiro Haakon Magnus
- Erling Sven Lorentzen (viúvo da princesa Ragnhild, irmã de Harald V)
- SA a princesa Astrid da Noruega (irmã de Harald V)
Site Oficial: http://www.kongehuset.no/
Comentários
Enviar um comentário