Outras Monarquias

 Aqui estão outras casas reais reinantes e não reinantes com menos destaque, mas que também são faladas no blog quando há notícias sobre estas famílias reais.

CASAS REAIS REINANTES:

Arábia Saudita

A Arábia Saudita é uma monarquia absoluta. Salman bin Abdulaziz Al Saud é o atual rei deste país.

Bahrein

O Bahrein foi um protetorado do Reino Unido entre 1861 e 1971, quando adquiriu sua independência. Formalmente como um Emirado, foi declarado Reino em 2002. 

O Bahrein é uma monarquia constitucional com um primeiro-ministro e um gabinete integralmente apontados pelo Monarca.

O atual primeiro-ministro (que é o mesmo desde 1971), bem como a totalidade do gabinete são da família real.

O Rei Hamad bin Isa Al Khalifa é o atual monarca do Bahrein.

Brunei

O Brunei é uma monarquia absoluta e unitária. Muda Hassanal Bolkiah é o atual sultão e primeiro ministro deste país.

Butão

O Butão é uma monarquia constitucional. Jigme Khesar Namgyel Wangchuck é o atual rei deste país desde 2006, depois da abdicação do seu pai.

Cambodja

O Cambodja é uma monarquia constitucional. Norodom Sihamoni é o atual rei deste país desde 2004, depois da abdicação do seu pai.

Emirados Árabes Unidos

Os Emirados Árabes Unidos é uma confederação de monarquias árabes, cada uma detendo a sua soberania, chamadas emirados (equivalentes a principados). Os sete emirados são Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Umm al Qaywayn, Ras al-Khaimah e Fujairah. Khalifa Bin Zayed bin Sultan Al Nahyan é o atual chefe de estado dos Emirados Árabes Unidos. 

Kuwait

O Kuwait é uma monarquia constitucional e tem o mais antigo parlamento diretamente eleito entre os Estados árabes do Golfo Pérsico. O chefe de estado é o emir ou xeque, um cargo hereditário.

Lesoto

O Lesoto é uma monarquia constitucional. Letsie III é o atual rei deste país.

Malásia

A Malásia é uma monarquia eletiva constitucional, em que o monarca é eleito por votação e tem cargo vitalício.

Omã

A dinastia Al Sa'id, a qual o sultão (Qabus bin Said, no poder desde 1970) pertence, governa o país há mais de 250 anos.

Suazilândia

A Suazilândia é uma monarquia absoluta. Sultão Muhammad V é o atual rei deste país.

Tonga

 O Tonga é uma monarquia constitucional. Tupou VI é o atual rei deste país.

 

CASAS REAIS NÃO REINANTES:

Alemanha

A monarquia da Alemanha chegou ao fim em 1918, sendo o último monarca Wilhelm II. O atual chefe da Casa Real da Alemanha é Georg Friedrich Ferdinand, Príncipe da Prussia.

O Império Alemão era uma monarquia federal. O imperador era chefe de estado e presidente dos monarcas federados (os reis da Baviera, Württemberg, Saxónia, os Grão-Duques de Oldenburg, Baden, Mecklenburg-Schwerin, Hesse, bem como outros principados, ducados e cidades livres de Hamburgo, Lubeck e Bremen).

Algumas organizações como a Tradition und Leben defendem a restauração da monarquia.

Albânia

A Albânia foi uma monarquia. Atualmente o Príncipe Leka é o chefe da Casa Real da Albânia. O Príncipe Leka desempenha algumas funções oficiais no seu país.

Austria

10645662-6777003-image-a-29_1551883485693.jpg

A Austria foi uma das monarquias mais importantes da história. A monarquia foi abolida em 1918. Charles I, foi o último Imperador da Austria e Rei da Hungria. O arquiduque Karl von Habsburg é o atual chefe da casa real da Austria.

Brasil

O Brasil foi uma monarquia de 1822, quando o D.Pedro I, representando o seu pai D.João VI, proclamou a independência do Brasil, até 1889, quando a monarquia foi abolida. 

O atual chefe da casa imperial é o príncipe D. Luís Gastão de Orléans e Bragança, e o seu irmão, o príncipe D.Bertrand Maria José de Orléans e Bragança, o atual príncipe imperial — ambos oriundos do ramo de Vassouras e bisnetos da princesa Isabel.

Bulgária

A atual Família real Búlgara parte da linhagem dos Casa de Koháry, um ramo da Casa de Saxe-Coburgo-Gota que governou a Bulgária de 1887 até 1946. O Rei Simeon II, foi o último monarca da Bulgária, e foi primeiro ministro do país.

Etiópia

A Etiópia foi uma monarquia até 1975, quando o último imperador, Haile Selassie, foi deposto. Era uma das monarquias mais antigas do mundo. Zera Yacob Amha Selassie, neto do último último imperador, é o atual chefe da casa real, o seu pai foi imperador no exilio.

Egipto

O Egipto foi uma monarquia até 1953. Fuad II é o último rei do Egipto, devdo à abdicação do seu pai, o rei Faruk I, quando tinha menos de um ano de idade, e é atualmente o chefe da casa real.

França

França foi uma monarquia até 1848, quando houve uma revolução e foi proclamada a república. Jean, Conde de Paris, é o atual chefe da Casa Real Francesa.

Geórgia

A Dinastia Bagrationi é uma dinastia real que governou a Geórgia da Idade Média até o início do século XIX e uma das mais antigas dinastias reais cristãs ainda existentes no mundo. 

O casamento do príncipe David Bagration de Mukhrani e Ana Nugzaris asuli Bagration-Gruzinsky uniu os dois ramos da família real.

Irão

O Irão foi uma monarquia até 1979. Mohammad Rezā Shāh Pahlavi foi o último Xá da Pérsia. Reza Pahlavi, Príncipe Herdeiro do Irão, é o atual chefe da casa real.

Itália

A Itália foi uma monarquia até 1946. Vítor Emanuel, Príncipe de Nápoles, filho do último rei de Itália, é o atual chefe da casa real. 

Nepal

O Nepal foi uma monarquia até 2008. Gyanendra Bir Bikram Shah Dev foi o último rei do Nepal.

Roménia

A Roménia foi uma monarquia até 1947. Mihai I foi último rei da Roménia, a sua filha, a princesa Margareta, é a atual herdeira do trono.

Rússia

A Rússia foi uma monarquia até 1917. Maria Vladimirovna, grã-duquesa da Rússia, descendente do czar Alexander II, é a atual chefe da casa real.

Sérvia

A Jugoslávia (agora Sérvia) foi uma monarquia até 1943. Alexander, Príncipe Herdeiro da Sérvia e da Jugoslávia, é o atual chefe da Casa Real. Alexander é o único filho de Pedro II, o último Rei da Jugoslávia.

Comentários