Entrevista ao Príncipe Mirko da Bulgária

O Príncipe Mirko da Bulgária, neto do Rei Simeon II da Bulgária, concedeu uma entrevista que foi publicada no site da Casa Real da Bulgária. 

 Como você escolheu seguir os passos do seu pai e tornar-se um médico? 

A medicina sempre esteve presente na minha casa. Quando chegou a hora de pensar seriamente sobre o que me queria dedicar durante a minha vida, não me vi a trabalhar num escritório. Foi só na universidade, quando entrei no hospital, que percebi que tinha escolhido o que mais gostava de fazer.

Em que especialidade você se especializou? 

Cirurgia geral e abdominal. Esta é a especialidade responsável pelas atividades cirúrgicas de todo o aparelho digestivo, assim como a cirurgia da tireoide, a cirurgia metabólica e barátrica, a cirurgia pancreática ... Gosto porque embora seja essencialmente cirurgia envolve muita medicina clínica. 

O seu irmão Lucas também está a estudar medicina. Ajuda o fato de vocês já serem três médicos na família?

Claro que ajuda! Nós apoiamo-nos uns aos outros. Além disso, sempre que estamos juntos, a conversa vai para temas relacionados à medicina. 

Como estagiário, você altruisticamente entrou na linha de frente na luta contra o COVID- 19 em Madrid. O que você aprendeu com a pandemia? 

O que aprendi com essa pandemia é que nada é permanente, nada é eterno. Tudo, até a ordem mundial estabelecida por décadas, pode mudar em menos de um mês. Isso parece incrível e assustador para mim. Nesta situação, só uma boa organização e solidariedade podem ajudar. 

Por que você acha que o vírus atingiu Espanha com tanta força? 

Na minha opinião, e sublinho que se trata apenas de uma opinião, a razão está enraizada no facto de em Espanha sermos muito cordiais, muito próximos uns dos outros. Somos um país latino, abraçamo-nos e beijamo-nos mesmo que não sejamos amigos, coisas que não são típicas dos países mais nortistas. Acho que isso teve um forte impacto na disseminação do vírus. 

Quase um ano após o início da pandemia, ainda existem muitos mitos sobre o coronavírus. Qual deles o irrita mais como pessoa que ficou cara a cara com ele? 

Eu ouvi muitos mitos. O que mais me preocupa é que pessoas que nunca estudaram ciência ou medicina falam como cientistas, e assim confundem muitos inocentes que não merecem. 

Como você acha que continuaremos a conviver com o vírus? Como vamos trabalhar, como vamos encontrar amigos, como nos vamos amar? 

Na minha opinião, até que uma vacina eficaz seja encontrada, não seremos capazes de retornar ao nosso modo de vida anterior. As máscaras vieram para ficar, especialmente quando se trata de trabalhar com pessoas. 

Como a sua vida mudou pessoalmente no ano passado? 

Como todo o mundo. Parei de viajar e de ver muitos amigos. O que é especial no meu caso é que comecei a trabalhar. Estudo medicina desde os 18 anos e estava na hora. 

Você lembra-se das primeiras impressões da Bulgária? Quais foram as primeiras imagens, sons e aromas que o saudaram? 

Lembro-me de uma viagem à Bulgária quando estávamos com todos os primos. Lembro-me de brincar com eles nos jardins de Vrana, andar de bicicleta e subir às árvores. Também me lembro de uma vez me ter perdido em Borovets quando tinha apenas 8 anos. Não sabia usar o telefone, não falava búlgaro nem inglês e achei que ficaria ali para o resto da minha vida, ha-ha-ha. Felizmente, conheci um senhor muito simpático que me levou a sua banca de jornais, ofereceu-me doces e esperou até que os meus pais me encontrassem. 

Há algum lugar no nosso país que você gostaria de visitar? 

Na maioria das vezes, eu estava em Borovets. Nós fomos esquiar lá muitas vezes. Borovets é um resort aconchegante onde não há muitas pessoas e há pistas para iniciantes e avançados. Há três anos, junto com todos os meus tios, tias e primos, fomos esquiar e festejar o Ano Novo, e foi a viagem mais divertida da minha vida. 

O que você aprendeu com o seu pai, Dr. Kubrat Saxe-Coburg-Gotha? 

Coisas incontáveis. Para dar um exemplo, diria que ele me ensinou a trabalhar incansavelmente e a não deixar de cuidar da minha família e amigos. 

O que você aprendeu com seu avô, Sua Majestade Simeon II ? 

O que acho que mais me influenciou foi a modéstia que sempre foi inerente ao meu avô. Ele sempre tentou manter um estilo de vida normal e criar os seus filhos e família com naturalidade e discrição.

Como você se quer parecer com eles? 

Gostaria de ser como eles na atitude para com o trabalho e na dedicação, como já mencionei. São duas pessoas que trabalharam muito e fizeram muitos sacrifícios em nome de sua profissão. 

A sua formação aristocrática sempre foi um obstáculo nos seus relacionamentos com outras pessoas? 

A minha formação é mais um obstáculo do que uma vantagem, mesmo que as pessoas pensem o contrário. Cada vez mais, conclusões precipitadas são tiradas apenas por causa do sobrenome. Para muitas pessoas, o fato de você vir de determinada família significa que você tem tudo pronto. No meu caso e no da minha família, colocamos muito esforço para estar onde estamos. Prova disso é, por exemplo, que o concurso de especialização de médicos em Espanha é público e realizado em igualdade de condições para todos. 

O que você mais sonha em alcançar? 

Uma profissão estável que me inspira e que me dá a oportunidade de curtir o mundo e a minha família. 

Se você pudesse escolher entre todas as pessoas do mundo, seja da nossa época ou de um passado distante, quem você convidaria para jantar? 

Jesus de Nazaré. 

Você pratica desportos? 

Eu amo desportos. Em Madrid faço corrida e vou ao ginásio durante a semana. No inverno eu esquio e no verão gosto de kitesurf e esqui aquático. 

É verdade que os médicos geralmente são mais descuidados com a sua saúde? 

Haha, depende do médico ... Aliás, tenho visto muitos médicos que negligenciam a saúde. Quando você está constantemente trabalhando com pessoas doentes, você começa a pensar errado "Eu não sou tão ruim" e deixa de prestar atenção ... No meu caso não é assim. Eu alimento-me bem, faço exercícios e não faço muitas asneiras. É preciso ser um exemplo. 

O que você deseja para você e para o mundo inteiro para o ano novo? 

Desejo retribuir os apertos de mão, os beijos, os abraços, os jantares com a família e amigos, os encontros em restaurantes e tudo o que era normal até recentemente. Desejo que todos lidem com esta pandemia e a crise económica. Eu também gostaria de uma ordem democrática para todos os países que estão sob regimes autoritários. Estou muito triste pelo fato de que em 2020 ainda existam esses países. Fonte: https://www.kingsimeon.bg

Comentários